8 Mudanças no estilo de vida que aumentarão seu fluxo de energia

Olá, seja bem-vindo a um novo post de AthenesBookshelf onde compartilho com vocês algumas dicas que me fizeram aproveitar ao máximo as minhas horas produtivas. Vivemos em uma era onde os tempos mudam muito rapido, por isso se você não quer ficar atrás, é melhor começar a aproveitar ao máximo o seu dia, mas primeiro deixe-me perguntar…

Você se sente cansado antes do final do dia? Demora muito tempo para se recuperar da fadiga física? Você está fazendo mais pausas do que normalmente faria?

 


Se sua resposta a essas perguntas tiver sido afirmativa, talvez seja hora de você considerar fazer algumas mudanças em seu sistema de vida. Estas mudanças não exigem necessariamente mudanças drásticas em sua rotina e podem ser muito benéficas. Sem mais preâmbulos, vamos lá.

1 – Exercício antes do café da manhã


Bem, como você vê, meu querido amigo, antes de tomar um café milagroso, a melhor coisa que você pode fazer para se sentir melhor e mais em forma durante o dia é se exercitar. Incluir uma rotina de exercícios no seu dia é especialmente eficaz quando feito antes da primeira refeição. Exercitar-se com o estômago vazio queima mais calorias do que o habitual.

Treinar todos os dias de manhã faz com que você se mantenha firme para honrar o compromisso de malhar. Você sabe como é: no fim da tarde, muitas vezes bate um desânimo após um dia corrido e estressante e aí, a vontade de pisar na academia praticamente some. “Exercitar-se pela manhã é uma boa tática para não deixar a malhação em segundo plano”, conta Guilherme Munhoz, educador físico da Bodytech Eldorado, em São Paulo.

Leia mais: Ganhe até duas horas no seu dia com mudanças de hábito simples

Você sabia que os níveis de cortisol, o hormônio do stress, atingem seu pico pela manhã? Aí, exercitando-se, você os mantém sob controle e já começa o dia com pique total para resolver as tarefas do dia a dia. Aliás, essa motivação toda que a malhação proporciona é outro motivo pelo qual é melhor colocar o esqueleto para se mexer logo pela manhã. “O exercício libera hormônios que estimulam o corpo e podem até atrapalhar o sono caso o treino aconteça muito tarde”, conta Munhoz . Ademais, se você dormiu de mal jeito e acordou sentindo um incômodo nas costas ou no pescoço, a atividade física pode ser uma boa alternativa para aliviar essa sensação porque trabalha os músculos da região – só não vale pegar muito pesado nesses dias.

Acordar e já se preocupar com o lanche pré e pós-treino faz com que você desenvolva uma consciência maior em relação às outras refeições do dia. “A tendência é você pensar duas vezes antes de comer alguma besteira e comprometer todo o esforço do dia”, diz o educador físico.Para aprofundar mais sobre os exercícios físicos que você pode fazer sem sair de casa, recomendamos este material


Guia Definitivo de Exercícios com o Peso Corporal

2 – Não pense nunca em pular o café da manhã


Lembre-se da frase: “Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”, porque é verdade. Dependendo de quão exigente seja seu trabalho, você deve comer mais ou menos comida para garantir seu desempenho correto durante a primeira parte do dia, mas sempre certifique-se que seja saudável. Nada de Doritos pela manhã…

Para afastar o estresse e começar o dia com energia e disposição, é importante investir em um café da manhã saudável e nutritivo que apresente alimentos de diferentes grupos fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Sem isso, o corpo vai se obrigar a economizar energia. Isso resultará em uma falta de disposição, algo que não é bom para quem tem uma rotina mais agitada, e também resultará em queda no gasto calórico, dificultando assim a perda de peso durante o dia.

O hábito do café da manhã ainda ajuda a acelerar o organismo, ajudando a queimar calorias, e evita que haja picos de fome durante o dia. Além disso, quando for, finalmente, realizar alguma refeição, o indivíduo comerá muita comida e muito mais rápido do que normalmente comeria, favorecendo assim o ganho de peso. A nutricionista funcional Dafne Oliveira conta que, com um jejum prolongado, há uma queima maior de músculo e favorecendo o estoque de gordura na região abdominal. “Perdemos músculo e aumentamos a gordura na barriga”, alerta a especialista.

“Estudos ainda mostram que indivíduos que pulam o café da manhã tem muito mais fome e comem muito mais no resto do dia (incluindo fim da tarde e noite), também favorecendo o ganho de peso”, afirma a nutricionista, que resssalta a importância do carboidrato dentro dessa refeição. “Ele é super importante para nos fornecer energia, fibras e nutrientes importantes para ativar nosso metabolismo e favorecer o bom funcionamento do nosso corpo”.

Além do carboidrato, que deve ser, de preferência, integral, é essencial incluir uma proteína e uma fruta com algum cereal (podendo este ser farelo de aveia, linhaça ou chia). Para Dafne, o que não pode faltar no café da manhã é a fruta. “Além de ser uma excelente fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, [a fruta] ainda cria um meio favorável para o corpo funcionar melhor e, junto a isso, auxilia na queima de gordura”, explicou. Porém, é importante lembrar que o consumo deve ser feito com moderação já que a fruta também possui calorias.

Na hora de escolher o que beber, a sugestão é de consumir um chá, seja ele frio ou quente, feito sob a forma de infusão (mate, hibisco, chá preto), pois são ricos em diversos antioxidantes. Se a preferência for por sucos, é importante evitar o de laranja e o de uva. Outros sabores ficam perfeitos se batidos com alguma verdura (couve, salsinha, espinafre, hortelã, broto de alfafa, gengibre, etc).Para ajudá-lo a preparar um café da manhã delicioso e altamente saudável, recomendamos que você leia o livro Adoro Cafe da manhâ.

Aqui, o autor David Bez fala sobre como uma refeição matinal caprichada fornece energia para enfrentar o dia e também pode ser nutritiva, saborosa e fácil de preparar. Em Adoro café da manhã o leitor aprenderá a fazer combinações de frutas, cereais, iogurtes e mingaus, além de introduzir ingredientes não tão tradicionais, como legumes e proteínas, finalizados por coberturas e molhos surpreendentes. Depois de repensar o almoço no local de trabalho em Adoro salada (Publifolha, 2015), o designer David Bez aplicou os mesmos princípios à refeição mais importante do dia. Seguindo duas regras básicas – regra número um: as refeições precisam ser atraentes e coloridas; regra número dois: os ingredientes precisam ser integrais ou o mais próximos possível de seu estado natural –, ele criou, experimentou e aprovou cada um dos mais de 150 pratos apresentados nesse livro, entre alternativas veganas, vegetarianas, pesco-vegetarianas, crudívoras e onívoras. São opções deliciosas e nutritivas, como as combinações doces de Damasco, mirtilo, aveia e gergelim; Mamão, abacaxi, quinoa e semente de abóbora; Abacate, coco, cereal integral e chia; e as salgadas, como Ameixa, melão, trigo-sarraceno e queijo de cabra; Romã, pera, mingau e ricota; e Cogumelo, abobrinha, feijão e pancetta.

Ler o livro

3 – Tente se alongar depois de comer


athenesBookshelf

É realmente muito tentador apenas relaxar depois de uma refeição deliciosa, mas isso não deve ser feito. Em vez disso, você deve tentar subir ou descer escadas ou simplesmente ir de uma parede a outra. Isso ajudará você a acordar seu metabolismo e aumentar sua velocidade de digestão. Evite, obviamente, exercícios que exigem muit do corpo, como a corrida ou a musculação, para não acabar passando mal. O mais recomendado é que após as refeições, você faça um alongamento.

O ato de alongar-se é um dos exercícios mais benéficos para o corpo. A experiência prática indica que se alongar com regularidade diminui a predisposição às lesões. Isso sem esquecer que alongar, além de fortalecer a musculatura, aumenta o gasto calórico, fazendo com que você elimine grande parte das calorias consumidas na refeição. Numa sessão de alongamento mais prolongada, você ainda sente os efeitos da liberação de substâncias ligadas ao bem-estar, como a endorfina.

Se você gostaria de se aprofundar em como extrair mais do alongamento e como isso pode ser benéfico, você pode encontrar dicas muito interessantes neste livro.

Anatomia e alongamentos essenciais


Em um formato prático, Anatomia e alongamentos essenciais traz:

-Uma descrição completa dos principais métodos de treinamento da flexibilidade.

-Explicações detalhadas de como realizar cada um dos exercícios, com ênfase na técnica correta e nas precauções necessárias, aliadas a fotografias que demonstram a posição inicial e a execução de cada movimento.

-Estruturas anatômicas descritas de forma clara e pontual.

-Indicação dos grupos populacionais que podem ser mais beneficiados com a prática de cada exercício.

AMAZON

4 – Nunca durma antes de fazer suas horas de digestão


Se você tiver fome de madrugada, nem pense em buscar nada na geladeira. Comer muito tarde pode destruir seu sistema digestivo e você não terá tempo para fazer uma digestão correta, o que também significa que você não deve jantar tarde. Você pode até gostar de comer, mas aquela história de que você sente fome o tempo todo, mesmo após largar o prato de comida, não é lá muito verdadeira. Isso porque seu corpo leva um tempo para digerir os alimentos. Alguns, claro, são digeridos mais rápido, outros demoram quase um dia todo, mas a única coisa que seu corpo absorve imediatamente é a água.

Alimentos como carnes, especialmente o bacon; cereais, como arroz e feijão; e até mesmo um bom pedaço de pizza são ótimos exemplos de alimentos que demoram a “sair” do corpo. Em média, eles levam 3 horas para serem digeridos por seu organismo, sabia?

A frase materna ainda soa nos ouvidos de muitas pessoas: “Não tome banho até depois de duas horas, porque eu estou dizendo e sou tua mãe. E ponto”. Parece mentira, mas ainda há muitas crianças que ouvem essa frase que vem sendo repetida geração após geração. O tempo de digestão após o almoço também é uma questão internacional, não há limites de fronteiras. Implica a mães, pais, avós, cunhadas e as vítimas desse desafortunado mito: as crianças. O costume de dormir após o almoço está culturalmente associado a nossa idiossincrasia. Ainda que venha perdendo terreno nas novas gerações, a siesta não é algo negativo e nem positivo quando consideramos apenas a digestão. Cochilar por 15 ou 20 minutos após o almoço é um bom repouso para enfrentar o resto do dia com maior disposição, mas, obrigatoriamente, deve ser breve. Não há nada que o indique ou que possa ser contra-indicado. Apenas um breve tempo de descanso e nada mais.

Descubra ainda mais e divirta-se com este livro sobre a digestão tratada de forma muito original e agradável


Digestão nojenta

Se você deseja receber conteúdo incrível e ser convidado para atividades de treinamento on-line e receber de vez em quando alguma oferta comercial deixe seu melhor e-mail aqui abaixo:

5 – reduzir o sal nos alimentos


Pode parecer delicioso e, de fato, é, mas o sal produz um aumento considerável na pressão, o que produz um grande desperdício de energia para o seu corpo.

Sabemos que o sódio é o responsável pelo controle do volume dos nossos líquidos corpóreos e pela regulação da pressão arterial, sendo, portanto, fundamental para o funcionamento do corpo. O consumo excessivo desse produto, entretanto, pode ocasionar problemas graves, uma vez que afeta o nosso equilíbrio interno.

O consumo demasiado de sal está diretamente relacionado com o surgimento de casos de hipertensão. O aumento da pressão ocorre porque, quando o sal chega à corrente sanguínea, uma grande alteração no equilíbrio dos líquidos internos acontece. O excesso da substância leva à retenção de água e a uma sobrecarga no coração, ocasionando o aumento de pressão.

O aumento da pressão arterial pode desencadear danos graves à saúde, inclusive morte. A hipertensão pode, por exemplo, lesionar vasos, desencadear doença renal crônica e causar infartos e acidentes vasculares encefálicos, chamados popularmente de derrames. Se antes a função do sal era manter a qualidade dos alimentos e, consequentemente, a saúde das pessoas, hoje ele recebe o título de vilão e integra a lista dos condimentos prejudiciais à saúde. Isso não ocorre à toa: o consumo excessivo de sal aumenta a pressão arterial.

O cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração do Incor (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), explica que o aumento da pressão ocorre por conta da propriedade osmótica do cloreto de sódio, principal componente do tempero, que atrai moléculas de água para si e leva à retenção de líquidos.  “Quando o sal entra no organismo, ele é absorvido pelo intestino e vai direto para o sangue. Se é consumido em grande quantidade, cai na mesma proporção nos vasos. Como a água do corpo é sugada pelo cloreto, o organismo, na tentativa de manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue circulando”, esclarece Lopes.

Acontece que os vasos estão acostumados com um determinado volume sanguíneo circulando em seu interior. Quando a quantidade de sangue circulante aumenta muito, os vasos se contraem para tentar diminuir o fluxo e restabelecer o estado habitual. Como explica a nutricionista Camila Leonel, da escola de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a constrição dos vasos de fato diminui a quantidade de sangue circulando no organismo, mas a pressão de bombeamento do coração continua aumentada. “Consequentemente, o órgão não é irrigado de maneira adequada, justamente quando precisa trabalhar com mais intensidade, o que faz com que seu tecido fique mais espesso”, completa Leonel. A sequência de alterações pode levar a uma série de problemas graves: hipertensão arterialproblemas renaisarritmia e infarto.

Aprenda a fazer receitas sem sal com este livro

Pastas para celíacos, sin sal y bajas calorías

6 – Lembre-se constantemente de seus objetivos e aspirações


A mente é uma coisa muito poderosa, como todos nós já sabemos. Constantemente nós estabelecemos nossos objetivos para nós mesmos. Você pode se dar um impulso quando se sente cansado ou perto de desistir. Algo que funciona muito bem para mim é ter escrito os objetivos diários e revê-los cada momento, verificando o progresso de cada um deles, como agora quando escrevo este post.

Possuir objetivos, então, é um dos fatores principais para garantir a motivação. Afinal, é difícil obter energia para trabalhar duro por algo se você não tem muita certeza sobre onde quer chegar. Definir objetivos também é importantíssimo para a sua organização pessoal. Você já parou para pensar por que existem tantas pessoas que parecem deixar que as circunstâncias as guiem, sem parecer ter um rumo ou plano para a vida? Isso nada mais é do que a falta de objetivos definidos. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, como pode definir um caminho que te leve até lá?

E é importante lembrar: objetivos são diferentes de sonhos. Os sonhos não precisam ser realistas ou específicos. Por exemplo, uma pessoa pode sonhar ficar famosa. Isso não é um objetivo em si, já que trata-se de algo vago e abstrato. Agora, planejar ficar famosa por ser uma ótima cantora, enquanto faz aulas de canto e trabalha para conseguir oportunidades de se apresentar, sim, pode ser considerado um objetivo.

Exemplos de objetivos

Quando alguém nos pergunta quais são nossos objetivos, é fácil engasgar. Essa é uma pergunta muito mais difícil de responder do que pode parecer, afinal. E o motivo disso é simples: raramente pensamos de maneira estruturada sobre isso.Algums exemplos.

  • Avançar o nível da carreira (tornar-se gerente, por exemplo);
  • Construir uma família;
  • Perder peso;
  • Ser aceito em uma faculdade em específico;
  • Concluir um curso de graduação ou pós;
  • Ficar melhor em uma atividade (correr pelo menos 10 km, melhorar capacidade de escrita);
  • Desenvolver uma nova habilidade (aprender um novo idioma ou instrumento);

Lembre-se, esses são apenas exemplos. Um objetivo pode ser qualquer meta que você queira alcançar, seja na vida pessoal, profissional ou social.

O que é um objetivo de trabalho?

Quando falamos da vida profissional, acaba sendo mais fácil para a maioria das pessoas citar objetivos. Mesmo assim, é comum encontrar ideias bastante vagas, como “ganhar muito dinheiro” ou “poder parar de trabalhar”. Nesses casos, é preciso refletir um pouco mais sobre onde se quer chegar – e como.

Veja alguns exemplos de objetivos de trabalho e carreira que poderiam se encaixar nos sonhos descritos acima:

  • Conquistar um cargo com renda maior;
  • Concluir uma formação que apresente um bom plano de carreira;
  • Iniciar planos de investimento;
  • Desenvolver habilidades de liderança;
  • Desenvolver habilidades de empreendedorismo;
  • Trabalhar no marketing pessoal.

Um objetivo de trabalho é, portanto, uma meta tangível.
Pessoas produzem mais quando estão envolvidas em projetos regidos pela motivação pessoal. Duas pessoas exercendo a mesma função podem apresentar resultados diferentes: um produz mais e a outra menos. Porque isto? A resposta pode estar no fato de que uma age regida pela motivação e a outra, não! A motivação ainda é revestida de grandes mistérios para a maioria das pessoas. E, apesar de tantos livros, artigos,estudos dissertações, teses, pesquisas, ainda continua pouco compreendida. Mas um fato não se pode negar: é uma ferramenta essencial e necessária para produtividade humana.

O incrível poder da motivação  


Se você deseja receber conteúdo incrível e ser convidado para atividades de treinamento on-line e receber de vez em quando alguma oferta comercial deixe seu melhor e-mail aqui abaixo:

7 – Ria mais


“Rir é o melhor remédio.”, Já ouviu esse ditado? Pois saiba que ele é verdadeiro. O riso alivia a tensão física e libera hormônios da endorfina, que combatem o estresse, sem contar que a risada fortalece o sistema imunológico e aumenta o fluxo sanguíneo, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

A risada também tem benefícios psicológicos, pois causam uma sensação de bem-estar mental, o qur a saúde emocional e proporciona equilíbrio emocional.O riso também auxilia na vida social. Quando rimos com outra pessoa, criamos uma ligação positiva com a mesma, além de diminuir a postura defensiva que criamos automaticamente.

Como tornar seu dia mais alegre:

-Faça uma lista de todas as coisas boas que aconteceram com você ao longo do dia;

-Brinque um bichinho. Você já viu alguém triste brincando com um cachorro/gato?

-Cerque-se de pessoas positivas e brincalhonas. É impossível ficar perto desse tipo de pessoa e não dar ao menos uma risada.

-Não leve a vida tão a sério. Algo embaraçoso aconteceu com você? Ria da situação! Sempre que algo te perturbar, faça as seguintes perguntas: “Vale a pena ficar triste com isso?”, “Isso é realmente tão importante?”, “Isso é problema meu?”. Você perceberá que, na maioria das vezes, a resposta será “NÃO”. Então, se não vale a pena ficar chateado, não é importante e muito menos, problema seu, por que ser afetado por isso?

Aumente seu Humor

8 – Seja diciplinado


A disciplina é uma das habilidades mais importantes e úteis que todos devem possuir. Ela é essencial em todas as áreas da vida, tanto na pessoal quanto profissional, e, embora a maioria das pessoas reconheça sua importância, poucas se esforçam verdadeiramente para colocá-la em prática.

Ao contrário do que muitos pensam, ter disciplina não significa viver se cobrando ou ter um estilo de vida limitado e restritivo. Mas sim ter autocontrole, que é um sinal de força interior e controle de si mesmo, o que inclui suas ações e reações sobre o que acontece ao seu redor. Pessoas que têm disciplina conseguem traçar metas para alcançar seus objetivos e colocá-las em prática sem se perder no meio do caminho.

Há uma qualidade especial que você pode desenvolver que lhe garante maior sucesso, realização e felicidade na vida. De mil princípios de sucesso desenvolvidos ao longo dos séculos, esta qualidade ou prática é que mais assegurará que você realize coisas maravilhosas na sua vida, mais do que qualquer outra coisa. Esta qualidade é tão importante que, se você não a desenvolver a um alto nível, é impossível você conseguir sempre o que realmente é capaz de alcançar.

A qualidade de que eu estou a falar é a auto-disciplina. É um hábito, uma prática, uma filosofia e um modo de vida.

Todos os homens e mulheres bem sucedidos são altamente disciplinados no importante trabalho que fazem. Todos os homens e mulheres mal sucedidos são indisciplinados e incapazes de controlar os seus comportamentos e os seus apetites. E quando você desenvolver os mesmos elevados níveis de disciplina pessoal que possuem as pessoas de maior sucesso na nossa sociedade, você vai muito em breve começar a atingir os mesmos resultados que eles têm.

Todo o grande sucesso na vida é precedido por períodos longos e sustentados de esforço, concentrado num único objectivo, o objectivo mais importante, com a determinação de ficar com ele até que esteja completo. Saiba mais sobre o tema com este livro do autor Renato Alvez: O cérebro com foco e disciplina

Saiba mais sobre os benefícios da disciplina

Procure ajuda profissional


Este último conselho é, para mim, um dos mais importantes, porque se você está começando a se descobrir por qualquer motivo, não é suficiente ler um post no facebook ou uma frase motivacional no instagram para mudar sua vida. A longo prazo é importante que você considere o ajuda profissional. Essa ajuda pode ser representada de várias maneiras. Pessoalmente, eu não gosto de sessões de psicoterapia ou grupos de autoajuda, embora sejam altamente recomendados e eu não os descarto, mas meu amigo mais precioso sempre foi o bom livro.

É por isso que deixo aqui este do Charles Duhigg chamado O Poder do Habito que conta como uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida.

Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos. Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones. O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.

Ler o Livro

Eu realmente espero que este post tenha sido útil para você. Obrigado por ficar até o final e me deixe um comentário se você gostou, sua opinião é muito importante e se você não gostou dele envie-lo para seus inimigos para que eles se tornem pessoas melhores e parem de te importunar,e isso e tudo

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe em suas tribos sociais favoritas! Obrigado!

Outros truques que podem lhe interessar para aumentar seus níveis de energia rapidamente


Outros artigos que podem lhe interessar


Se você não se inscreveu, ainda está na hora

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s