Como as Mentiras Podem Destruir o Seu Relacionamento

Pequenas “mentiras inofensivas” para salvar os sentimentos do seu parceiro, ou para incentivá-los a fazer algo que você quer que eles façam, tudo bem e bem.

mentir

Tais “mentiras inofensivas” são muitas vezes uma parte necessária da comunicação e negociação para a vida conjugal. No entanto, as coisas podem se tornar muito azedas quando um casal experimenta uma mentira real em seu relacionamento ou muitas mentiras inofensivas.

O efeito de uma mentira em um relacionamento pode ter uma influência profunda e destrutiva em ambos os parceiros e também na própria relação.

 

Como saber se sua mentira é destrutiva ou não?

relationship-couple-unhappy-divorce-cheating-sad-serious-abuse_credit-shutterstock

Simples, uma boa regra é supor que todas as mentiras em um relacionamento são destrutivas.

Mesmo mentiras e sigilo sobre como você gasta dinheiro, onde você estava quando você “saiu” mesmo que não tenha feito nada de errado, como você se sente sobre o seu parceiro, o relacionamento, sexo, as crianças e a vida diária.

Contar mentiras em um relacionamento, sejam elas inocentes ou não, terá uma consequência.

Mesmo que você não perceba os efeitos dessas mentiras no momento, se o seu parceiro perceber que você está mentindo, na melhor das hipóteses, ele pode não levar você a sério o tempo todo e, na pior das hipóteses, leva a padrões destrutivos.

Por que as mentiras aparecem em um relacionamento?

break-up-scene-the-trent

  • A maioria das pessoas presumirá que as mentiras em um relacionamento geralmente resultam de um parceiro traindo o outro, mas existem tantas outras razões pelas quais mentiras aparecem em relacionamentos como;
  • O parceiro mentiroso é um mentiroso compulsivo que se desenvolveu a partir de suas experiências passadas na vida.
  • O parceiro mentiroso é narcisista.
  • Existe traição.
  • Mentir pode ocorrer sobre suas preferências sexuais, necessidades e desejos.
  • Casais podem mentir sobre como eles se sentem sobre seu cônjuge e seu relacionamento.
  • Um parceiro pode não ser tão bom com dinheiro e questões financeiras quanto o outro.
  • Estilos parentais diferentes.
  • Para evitar o comportamento controlador ou carente de um parceiro.
  • O parceiro é mais “desapegado” e mente para criar espaço para si.
  • Embora esta não seja uma lista exclusiva, você pode ver como existem tantas maneiras pelas quais mentiras podem se infiltrar em um relacionamento.

Como as mentiras em um relacionamento são destrutivas

 

 Mentiras em um relacionamento reduzem a confiança

images

Quando criança, você certamente teve a lição de seus pais ou professores sobre como a confiança leva muito tempo para ser construída, mas você pode perdê-la em segundos. É uma valiosa lição de vida, com certeza. E isso é verdade nos relacionamentos.

Qualquer mentira em um relacionamento reduzirá os níveis de confiança que vocês tem como casal.

Uma pequena mentira pode não fazer uma diferença significativa na quantidade de confiança que você tem no relacionamento, mas muitas pequenas mentiras podem reduzir essa quantidade em um piscar de olhos.

Mentiras maiores e mais destrutivas irão drenar a confiança imediatamente, deixando-o em uma situação onde você terá que fazer muito trabalho, durante um longo período para reparar os danos causados ​​por mentiras em um relacionamento, isso se for possível recuperá-lo.

 

Mentiras em um relacionamento sabotam a intimidade que um casal experimenta

mentiras em um relacionamento

Sem confiança, como você pode experimentar intimidade? Como você pode ser vulnerável o suficiente com um cônjuge mentiroso para confiar neles para amá-los sw coração, ou para ser capaz de se abrir e expressar vulnerabilidade a eles?

 

A resposta é que você não pode. Perca a confiança e a intimidade que é a cola que mantém um relacionamento, e ele se transforma em pó.

É difícil manter uma mentira pelo resto da vida

signs-that-you-need-to-break-up

Mentiras podem ser difíceis de lembrar, com o tempo o cônjuge que mente vai a mentira que contou, e o alarme do outro começará a tocar. Esses alarmes farão com que o cônjuge que não está mentindo fique desconfiado, a confiança e a intimidade no relacionamento diminuam, e o cônjuge mentiroso terá destruído de vez o relaciomento, a menos que se explique honestamente ou continue criando mais mentiras até cavar um buraco sem fim.

Idealmente, se você se encontrar nesta situação, a melhor solução é ser honesto.

Promove paranóia para ambos os parceiros

couple

O parceiro mentiroso é paranóico por ser pego e recorre ao comportamento furtivo, desconfiado; o cônjuge honesto fica paranóico sobre sempre ter um alarme tocando em sua cabeça.

A paranóia pode se reproduzir e fazer com que ambas as partes se sintam estressadas, ansiosas e inquietas.

 

Permite que a culpa e o esquivamento subsequente se insinuem no relacionamento

couple-separation-1024x512

O parceiro mentiroso começa a desenvolver um sentimento de culpa sobre o que eles fizeram com seu relacionamento e com o parceiro, e assim, às vezes, pode recorrer ao comportamento de se esquivar para combater suas mentiras e se proteger.

Alguns comportamentos para se esquivar podem ser: agressivos ou indiferentes, por exemplo, o cônjuge que está mentindo tenta esconder a mentira, causando brigas para evitar ser pego.

O que também pode gerar culpa para o parceiro honesto, pois eles podem assumir a responsabilidade por sua parte na briga – quando não foi culpa deles.

 

Os parceiros podem desenvolver um sentimento de vergonha

1

Permitam que essa situação se desenvolva com o tempo, e agora o cônjuge está correndo o risco de sentir vergonha pelo que fez e pela maneira como tratou o parceiro, não apenas pelas mentiras, mas pelo comportamento distante, agressivo e evasivo, e pela ansiedade. Isso é indubitavelmente presente para o cônjuge honesto também.

A vergonha pode se cada vez maior, e o resultado nos leva ao nosso ponto final.

 

Mentir em um relacionamento pode trazer angústia mental

33118329_m

Não há necessidade de explicar como chegamos a esse estado quando consideramos o sigilo, culpa, vergonha, estresse e perda de intimidade, confiança e até mesmo respeito.

As mentiras já cavaram um buraco tão fundo no relacionamento que ambos os parceiros já caíram.

A única chance de fuga do casal é se o parceiro que começou a mentir falar a verdade.

Quando você lê as consequências de mentir em um relacionamento, você pode ver como até mesmo uma ou duas pequenas mentiras podem ser extremamente destrutivas. É muito mais fácil enfrentar seus problemas de relacionamento ou suas necessidades pessoais com seu cônjuge para que ambos tenham a oportunidade de trabalhar juntos – de uma maneira saudável e não destrutiva.

81zo7h716al
O Ciclo da Autossabotagem – Comprar na Amazon R$25,90

Se você  sente que é o parceiro que pode estar destruindo seu próprio relacionamento, o livro “O Ciclo da Autossabotagem: Porque repetimos atitudes que destroem nossos relacionamentos e nos fazem sofrer” explica, estudando diversos casos reais, analisam como eventos traumáticos do passado podem, mesmo que inconscientemente, levar alguém a agir contra si próprio, oferecendo maneiras de ajudar a superar a autossabotagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s