9 REINOS ANTIGOS QUE VOCÊ TALVEZ NÃO CONHEÇA

A história está repleta de reinos e impérios famosos: Gália, Império Bizantino, Império Mongol, os reinos dos Maias, Incas, Astecas… podemos até mesmo mencionar o reino de Portugal. Mas nessa lista, reunimos os nove reinos desaparecidos que você talvez não conheça.

FRÍGIA

frígia

Hierápolis, cidade em Frígia

Os frígios comandavam uma ampla faixa da Turquia moderna de cerca de 1200 a 700 a.C. Seu governante mais famoso foi o lendário rei Midas (sim, esse mesmo!), que residia na capital do reino, Górdio.

GANDHARA

Buda de Ghandara
Buda de Ghandara

Esse antigo reino montanhoso no que hoje é o noroeste do Paquistão e do Afeganistão é mais conhecido hoje por sua arte budista de influência grega – o resultado de Alexandre, o Grande, ter conquistado a região em 327 a.C. Uma escultura serena do Buda de Gandhara incorpora a antiga mistura de Oriente e Ocidente.

KHOTAN

stupa rawak
Stupa Rawak

Outro reino budista, Khotan derivou seu poder de sua localização estratégica na Rota da Seda no oeste da China moderna, prosperando por mil anos antes de ser conquistada em 1006. A stupa Rawak do reino é um antigo santuário budista que se eleva a quase três metros acima do deserto de Taklamakan.

CHIMÚ

chan-chan
Chan Chan, capital de Chimú

Este poderoso reino governou o que hoje é o norte do Peru por quase 500 anos antes de ser conquistado pelos incas por volta de 1470 dC. A capital de Chimú, Chan Chan, era uma das maiores cidades pré-colombianas das Américas.

NRI

udu instrumento igbo
Artefato Igbo

O reino medieval de Nri (também conhecido como Igbo) governou no que hoje é a Nigéria do século 10 dC até sua derrota pelos poderes coloniais britânicos em 1911. O reino era conhecido por seu trabalho com metais.

KANDY

kandy-2
Templo de Kandy

Os monarcas de Kandy, que já governaram grande parte da ilha do Sri Lanka, foram encarregados de proteger um dente relíquia do Buda, que ainda está abrigado em um templo em sua capital histórica. Kandy era a sede dos reis do Sri Lanka desde o século 15 até sua derrubada pelas forças coloniais britânicas no século XIX.

SABA

sabá
Reino de Sabá

O monarca mais conhecido do reino de Sabá era a rainha de Sabá, que em relatos bíblicos rivalizava com o rei Salomão em sua riqueza e poder. Os templos de Sheba, incluindo o templo Bar’an dedicado ao deus da lua Almaqah, foram adorados por mais de mil anos e ainda hoje permanecem no Iêmen.

ICENOS

estátua de boudicca
Estátua de Boudicca

Outra rainha poderosa da história foi Boudicca, que liderou os Icenos contra a invasão romana da Grã-Bretanha por volta de 60 d.C. Arqueólogos ainda estão escavando sítios Icenos e romanos sob Norfolk, a sede da antiga rainha.

Cólquida

fonte de cólquida
Fonte de Cólquida

Famosa no mito grego como a terra do Velocino de Ouro, Cólquida foi alimentada por uma riqueza de ouro coletada da montanha do Cáucaso, no que é hoje a nação da Geórgia. A cidade de Vani prosperou por quase 700 anos antes de ser misteriosamente destruída no século I a.C.

Você conhece algum desses? Tem algum reino que você acha que ficou de fora? Deixa nos comentários!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s