12 Passos Para Deixar de Ser Co-dependente

Casal bike

Se você quer aprender como deixar de ser co-dependente para o bem do seu relacionamento, você está no lugar certo. Veja como ter sua própria vida.

Existem várias razões pelas quais você se tornou uma pessoa que confia em outra pessoa para, basicamente, tudo. Mas pelo menos você reconhece isso e quer aprender a deixar de ser co-dependente para que seu relacionamento possa retornar a algo saudável.

Ser excessivamente dependente nunca é uma coisa boa. Você basicamente perde a visão de quem você é e acaba assumindo uma identidade que é unicamente ligada ao seu parceiro. E onde a codependência está envolvida, é muito ruim para você, porque vocês dois estão causando isso. Por razões óbvias, isso pode atrapalhar mais do que apenas o seu relacionamento.

Codependência em um relacionamento irá arruiná-lo completamente

coração

E não é só porque você não está realmente sendo você mesmo. Também tem muito a ver com a pressão que você coloca no seu parceiro e vice-versa. Porque quando vocês são totalmente dependentes um do outro, vocês nunca vivem realmente suas próprias vidas.

Isso poderia levar a um sentimento de infelicidade e, finalmente, ressentimento. Vocês passarão a vida apenas um com o outro e se afastarão de todos os demais que importam e, por mais que pareça romântico, fazer isso é tóxico.

Como deixar de ser co-dependente e conseguir um um relacionamento saudável

Se você está em um relacionamento muito co-dependente, as coisas precisam mudar. Não é saudável para nenhum de vocês continuar assim. Mas o bom é que você reconheceu essa codependência como algo ruim. O próximo passo é tratá-lo. Veja como fazer isso.

1 – Fale com seu parceiro.

casal sunset

Você realmente precisa discutir o que está acontecendo. Eles podem até não perceber a codependência que está acontecendo e isso significa que você precisa definir as coisas corretamente.

2 – Faça com que eles reconheçam o problema.

casal maos dadas

Isso pode ser a coisa mais difícil que você fará. Muitas pessoas não vêem a codependência como um problema. O fato de você pensar que é e poder reconhecê-lo é um grande negócio.

Por esse motivo, pode ser muito difícil para você ajudar seu parceiro a perceber o problema. Faça o seu melhor para conversar sobre as coisas e ajudá-los a ver como deve ser uma relação saudável e feliz.

3 – Concordem em trabalhar juntos.

adult-1845108_960_720

Vocês têm que chegar a um acordo. Você não pode ser o único que trabalha para corrigir isso. Ambos precisam se esforçar para corrigir esse problema. Então, se eles estão tendo problemas para concordar, as coisas serão muito difíceis de corrigir.

4 – Fale com familiares e amigos.

amizade

Você precisa começar a construir esses relacionamentos novamente. Se você é co-dependente, provavelmente perdeu contato com muitos de seus velhos amigos. Certifique-se de que eles saibam que você ainda está lá e que deseja ter um relacionamento. Apenas saiba que eles podem nutrir ressentimento por você

5 – Faça mais planos sem o outro.

garota sunset

A ideia por trás de aprender a parar de ser co-dependente é olhar para a sua vida como dois seres se unindo, e não duas pessoas formando uma única unidade. Vocês precisam passar um tempo separados.

Comece a fazer planos sem o outro. Tudo bem estar separado. Mesmo se você acha que seria divertido fazer algo juntos, faça isso com outra pessoa. Isso realmente ajuda você a não depender do outro para se divertir.

6 – Tenham hobbies diferentes.

hobby

A maioria dos casais co-dependentes tem os mesmos hobbies. Eles fazem tudo juntos e, embora pareça muito divertido, não está ajudando. Então tente alguns novos hobbies que seja apenas seu. Há algo realmente especial em ter um passatempo único e interessante em que seu parceiro não participa.

7 – Passem mais tempo separados

girl guitar

Você passa o dia todo juntos ou todas as noites? E os fins de semana? Se vocês passam cada momento do seu tempo livre juntos, é hora de começar a pensar em passar muito tempo separados.

8 – Aprenda a ser feliz longe do seu parceiro.

girl highway

Você precisa saber como ser feliz sem estar com seu parceiro. É ótimo que ele te faça feliz. O que não é certo é que você dependa exclusivamente dele para ser feliz.

Se afaste. Descubra o que te faz realmente feliz mesmo quando vocês não estão juntos. Isso ajudará você a perceber que não há problema em ficar longe dele.

9 – Peça ajuda aos seus amigos.

friends

Esteja ciente de que seus amigos podem estar chateados com você. Codependência faz você esquecer todo mundo e se concentrar apenas no seu parceiro. E isso significa que você pode não ser mais tão amigo deles.

Abra-se para eles e confesse seus erros. Diga-lhes que você realmente quer trabalhar para colocar as coisas de volta nos trilhos e ter um relacionamento saudável. Se você tiver sorte, eles vão querer ajudar.

10 – Aprenda a passar o tempo sozinho.

alone

Isso significa que você e só você está lá. Sem amigos, sem família, sem parceiro. Apenas você. Todo mundo tem que saber como ser feliz e aproveitar seu tempo sozinho. É saudável para as pessoas ficarem sozinhas e, se você não puder, algo pode estar errado emocionalmente.

Portanto, passe mais e mais tempo sozinho. Concentre-se em fazer coisas que te fazem feliz. Talvez sejam videogames ou fazer suas unhas com uma máscara facial. Seja o que for, divirta-se e aproveite o tempo para pensar por si mesmo.

11 – Saiba como são os relacionamentos saudáveis.

reading

Você realmente tem que ler sobre o que é um relacionamento saudável. Por mais que você pense que estar feliz de estar com seu parceiro 24 horas por dia, 7 dias por semana, é uma coisa boa, não é. Saiba o que faz um relacionamento saudável e trabalhe para isso.

12 – Obtenha ajuda profissional quando necessário.

garota

Às vezes você não pode se livrar dessa co-dependência por conta própria. Você pode precisar de ajuda profissional na forma de aconselhamento e isso é perfeitamente correto.

É melhor obter a ajuda de que você realmente precisa do que deixar seu relacionamento sofrer por isso. Fale com alguém cujo trabalho é consertar coisas como essa. Seu relacionamento e toda a vida serão melhores por causa disso.

 

A codependência pode ser perigosa se vocês dois estão sempre um em cima do outro com ninguém mais em sua vida. Fica ainda pior se a co-dependência tiver hábitos tóxicos, como drogas ou álcool, ligados a ela. Use essas dicas para aprender a deixar de ser co-dependente e fazer uma mudança agora.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s