Frida Kahlo Como Nunca Vista Antes

Quem Foi Frida?

FRIDA AMAZON
Compre a biografia de Frida pelo link da Amazon

“Pensavam que eu era surrealista. Mas não sou. Eu nunca pintei sonhos. Eu pintei a minha própria realidade.”

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón…

Para o México, símbolo de sua cultura. Para as mulheres, um símbolo feminista. Para seu pai, a filha que mais se parecia com ele. Para o mundo, Frida Kahlo. Sem dúvidas, uma das artistas mais importantes e influentes da cultura latino-americana. Viveu pouco, morreu com apenas 47 anos, mas viveu intensamente.

 

Mulher composta por força, talento, paixão e sofrimento. Amava sua terra, a vida, sua família, seu marido e seus/suas amantes. Ao contrário de muitas meninas de sua época, gostava de praticar esportes e foi uma das 35 meninas a estudar na Escola Nacional Preparatória do México, aos 15 anos.

Sobre o que fala o livro “Frida”?

O livro aborda sua infância, quando contraiu poliomielite e carregou as sequelas da doença por toda sua vida, tendo uma de suas pernas menor que a outra. Devido à doença, se isolou e acabou criando seu próprio mundo.

Foi aos 18 anos de idade, porém, que ocorreria a tragédia que mudou sua vida. A jovem Frida andava em um ônibus com seu namorado, quando o transporte bateu contra um bonde. Uma barra de ferro perfurou seu tronco. Frida teve a coluna quebrada na região lombar, em três lugares. Fraturou a terceira e quarta vértebra, quebrou a clavícula, teve o pé direito esmagado, sofreu luxação no cotovelo esquerdo e teve a pélvis quebrada em três lugares.

O corpo ficou paralisado.

A mente voava a 1000 kilômetros por hora.

Foi então que Frida, a quem os médicos haviam dito que jamais voltaria a andar, realmente começou a desenvolver seu talento.

A autora Hayden Herrera mostra também a vontade que Frida sempre teve de ser mãe. Contudo, devido às eternas fraturas do acidente de diversas cirurgias pelas quais teve que passar, Frida nunca concretizou esse sonho, chegando a engravidar algumas vezes, mas abortando em algum período da gestação. Esses abortos foram retratados em alguns de seus quadros mais importantes.

 Diego…

Frida y Diego

É impossível falar sobre Frida sem mencionar seu casamento com Diego Rivera, que já era muito famoso antes de conhece-la. Pelos trechos de cartas e diário que a autora inclui na biografia, podemos ver que os dois se amavam muito, mas não tiveram um relacionamento fácil, e até se divorciaram, casando-se novamente no mesmo ano.

Ambos tiveram vários casos extraconjugais. Diego chegou a trair Frida com a irmã mais nova da pintora, e Frida o traiu com Trotsky – líder soviético que foi perseguido por Stalin durante a Revolução Russa, após a morte de Lênin – no tempo em que ele esteve exilado no México, morando na casa da pintora, além de outros casos com homens e mulheres, já que Frida era bissexual assumida.

É importante conhecer a história de Frida Kahlo porque…

frida

Frida fez parte da história do México e da América Latina.

De acordo com a autora, Frida sempre teve um espírito contestador e revolucionário. Se intitulava “Filha da Revolução”, e apesar de ter nascido em 1907, mudou a data para 1910, ano em que se deu a eclosão da Revolução Mexicana. Kahlo deixou bem claro em suas obras sua paixão por seu país.

Frida foi parte do Partido Comunista Mexicano, e o envolvimento tanto dela quanto de Diego Rivera na política causaram aos dois a perda de trabalhos.

Por que comprar o livro “Frida – A Biografia”, de Hayden Herrera?

frida-kahlo

Na verdade, não há extrema necessidade de haver uma biografia escrita de Frida. Kahlo escreveu sua própria história enquanto estava viva, em suas centenas de autorretratos em que relata suas dores, suas angústias, seus desejos e paixões. De acordo com a própria Frida…

“Pinto a mim mesma porque fico muito sozinha e porque sou o assunto que mais conheço.”

Mas saber que alguém se dedicou a pesquisar, estudar e analisar os mínimos detalhes da vida dessa artista sublime como Hayden Herrera faz com esse livro, preenchendo algumas lacunas da história de Frida já nos faz perceber que essa biografia é essencial para os admiradores da mexicana. A biógrafa consegue transparecer através desse livro como Frida usou de sua maior fraqueza, seu próprio corpo, para construir sua maior força…

Não só a autora conta sobre Frida. Ela inclui também trechos da biografia de Diego Rivera, necessários para entender a pessoa que ele era e como funcionava seu relacionamento com a artista.

Hayden Herrera estudou História da Arte e se especializou em Arte Latino Americana. A partir disso, já sabemos que ela é mais que capaz de escrever uma brilhante obra.

Frida foi uma pessoa como nenhuma outra, e Hayden consegue capturar em sua obra a essência da pintora, coisa que somente a própria Frida havia feito antes. ❤ ❤ ❤ ❤

Você talvez não saiba, mas…

museu frida

– No mês de julho de 2018 em Recife, ficou em cartaz a exposição “Diego e Frida: Um Sorriso no Meio do Caminho”;

 – O filme “Frida”, lançado em 2002 e que conta com a atriz mexicana Salma Hayek como a protagonista, além de trazer grandes nomes como Alfred Molina e Antonio Banderas, foi inspirado nessa biografia.

– Madonna e Jennifer Lopez competiram pelo papel de Frida.

– Edward Norton ajudou a escrever o roteiro final do filme

– O filme foi indicado á seis categorias do Oscar em 2003, ganhando Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Maquiagem.

– Quando precisou amputar seu pé devido a uma gangrena, Frida escreveu “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar.”

–  A casa onde Frida nasceu, cresceu e morreu em Coyoacán, no México, é agora um museu, conhecido como “A Casa Azul”

– Seu corpo foi cremado e suas cinzas se encontram em um jarro, que está no museu.

 

Ficou interessado(a)? Você pode adquirir o livro no site da Amazon

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s