Quatro livros que falam sobre a Ditadura

Nesse ano devido às eleições, surgiram alguns tópicos em debate nas redes sociais, todos eles relacionados ao período ditatorial que o Brasil enfrentou. Por mais incrível que pareça, muita gente ainda tem muitas dúvidas sobre esse período, e muitos afirmam com toda certeza que a ditadura nem sequer chegou a existir aqui.

Se antes de tirar quaisquer conclusões sobre esse debate, você quer se informar mais sobre o assunto, aqui vai uma lista de quatro livros que falam sobre a ditadura.

Brasil: de Getúlio a Castelo

Livros sobre ditadura de getulio a castelo

 O livro escrito pelo americano Thomas E. Skidmore e lançado em 1967 mostra a ditadura com base em diversas fontes – estatísticas, artigos de jornal, arquivos governamentais, e relatos tanto de pessoas comuns quanto de intelectuais da época.O que torna esse livro uma excelente fonte de conhecimento é que o autor reconta os últimos 30 anos antes da ditadura, desde o governo de Getúlio Vargas, e a influência de todos os acontecimentos desse período no golpe militar de 1964.

 

 

Ainda Estou aqui

Livros sobre ditadura ainda estou aqui

Essa obra literária brasileira é escrita por alguém que viu de perto o sofrimento da ditadura: Marcelo Rubens Paiva. O autor conta o desaparecimento e assassinato do pai, o político Rubens Paiva, eleito deputado federal pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) em 1962, e a doença que acometeu sua mãe, Eunice Paiva, além de contar a luta dela para descobrir o que aconteceu com o marido ao mesmo tempo em que luta para criar os filhos. A leitura desse livro é essencial para quem quer ler sobre pessoas que foram diretamente afetadas pela ditadura.

 

K – Relato de Uma Busca

Livros sobre ditadura k

O escritor Bernardo Kucinski conta a história da busca de seu pai pela filha, uma professora de química da USP que desaparece junto do marido, sem deixar rastros. O livro foi lançado em 2011 e se tornou um clássico.

 

 

 

 

 

A Ditadura Envergonhada

Livros sobre ditadura a ditadura envergonhada

Primeiro livro da coleção Ditadura, que tem mais quatro volumes: A Ditadura Escancarada, A Ditadura Derrotada, A Ditadura Encurralada e A Ditadura Acabada. A série foi escrita pelo jornalista Elio Gaspari, que fez uma extensa pesquisa para escrever o que foi considerado a obra mais importante sobre a história recente do país. O livro relata os primeiros anos da Ditadura, quando o governo ainda se recusava a admitir-se como tal, até o AI-5, quando ficou claro que estávamos em um governo autoritário.

 

 

O que acharam da lista? Lembram de algum livro que foi deixado de fora? Deixem mais sugestões nos comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s